+55 79 98141-6350

Tem alguma pergunta, comentário ou preocupação? Nossa equipe dedicada de especialistas está pronta para ouvir e ajudar você. Entre em contato conosco através de nossas redes sociais, telefone ou whatsapp

Confiras as Regras para Idosos renovarem a CNH em 2024

Confiras as Regras para Idosos renovarem a CNH em 2024

Em um comunicado recente, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) comunicou novas regras para os idoso renovarem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) durante o ano de 2024. Dessa forma, as mudanças estão relacionadas a idade dos condutores e os idosos devem ser os principais afetados pela medida, conforme prevê a nova legislação. 

Conforme divulgado, os motoristas com mais de 70 anos devem ficar atentos às mudanças que aconteceram no Código Brasileiro de Trânsito (CTB). As novas regras foram publicadas em 2021 e estão em vigor desde então. Assim, se forem descumpridas, esse grupo corre o risco de ter a CNH suspensa. 

A lei prevê que, a partir dos 50 anos, o processo de renovação do documento aconteça em um período mais curto, enquanto maiores de 70 anos devem regularizar a situação do documento em um tempo ainda mais rápido. Assim, as pessoas mais velhas precisam realizar o exame com mais frequência, sendo uma forma de garantir que estão aptas para continuar dirigindo.  

A tabela abaixo informa os períodos para a renovação da CNH conforme a idade do motorista. Confira:  

Idade do motoristaRenovação
Até 49 anos10 anos
Entre 50 e 60 anos5 anos
Mais de 70 anos3 anos
CNH Provisória Validade de 1 ano 

Além disso, a lei prevê que a falta de renovação no documento gera multa e é considerada uma infração gravíssima, que pode custar cerca de R$ 250 e conta sete pontos na carteira. Em casos mais graves, a habilitação pode ser suspensa. Por isso, o recomendado é que pessoas nas faixas etárias citadas façam a avaliação junto com o Detran e renove a CNH o mais rápido possível, caso esteja vencida. 

Renovação da CNH

Para renovar o documento, o motorista deve abrir o processo no Detran no município onde mora. Porém, é preciso estar atento a possíveis taxas estaduais, exames de aptidão física e mental, que são feitos através de clínicas especializadas do estado. Apesar disso, existe a possibilidade de conseguir isenções de pagamentos ou gratuidade do processo de renovação. 

Abaixo, confira todos os passos para realizar a renovação: 

  • Agende no Detran mais próximo a renovação da sua CNH;
  • Na data e hora marcada compareça com a habilitação atual;
  • Pague as taxas do Detran e agende as consultas necessárias;
  • Após as consultas o documento será automaticamente renovado;
  • É possível pagar pela taxa de envio pelos Correios, ou retirar o documento pessoalmente. 

Como é realizada a avaliação?

No caso de pessoas mais velhas, é necessário realizar uma avaliação da capacidade para dirigir, que é realizada pelo médico responsável pela emissão do laudo de aptidão física e mental, documento obrigatório para a renovação da CNH. Neste caso, o laudo leva em consideração diversos aspectos, como a acuidade visual, auditiva, a capacidade motora, entre outros. 

Caso o idoso apresente alguma condição que possa comprometer a segurança no trânsito, como problemas de visão ou de reflexos, a renovação da CNH pode ser negada.

Além da avaliação médica, alguns estados brasileiros exigem que os condutores com mais de 65 anos realizem um curso de reciclagem a cada renovação da CNH. Dessa forma, o curso tem o objetivo de atualizar os conhecimentos sobre as leis de trânsito e reforçar a importância de uma condução segura.

Apesar disso, a idade cronológica não é o único fator determinante para a capacidade de dirigir de forma segura. Cada pessoa envelhece de maneira diferente, e aspectos como saúde física e mental, habilidades cognitivas e experiência ao volante também devem ser considerados.

Fonte

Compartilhe essa notícia
URL compartilhável
NOTÍCIA ANTERIOR

Acaba de chegar notícia que o Brasil esperava sobre Tony Ramos, após uma semana de internação

PRÓXIMA NOTÍCIA

Mulheres protestam contra norma do CFM sobre assistolia fetal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia a seguir
0
Compartilhar