+55 79 98141-6350

Tem alguma pergunta, comentário ou preocupação? Nossa equipe dedicada de especialistas está pronta para ouvir e ajudar você. Entre em contato conosco através de nossas redes sociais, telefone ou whatsapp

Técnico brasileiro leva seleção a final inédita de torneio continental

Técnico brasileiro leva seleção a final inédita de torneio continental

A 14.610 quilômetros de distância do Brasil, do outro lado do mundo, um técnico de futebol brasileiro entrou para a história de um país sem tradição no esporte e que tem população menor que 81 cidades do Brasil.

Juliano Schmeling, de 44 anos, construiu a carreira de treinador na Oceania e, nessa quinta-feira (28/6), alcançou feito histórico: levou a modesta Seleção de Vanuatu, país composto por 80 ilhas que tem 326.740 habitantes, à inédita final da Copa das Nações do continente após vitória por 2 a 1 sobre o Fiji na semifinal, no Estádio Freshwater, em Port Vila, capital vanuatuense.

Na grande decisão, a equipe comandada pelo técnico brasileiro vai enfrentar a Nova Zelândia, grande favorita e maior campeã da história da competição, com cinco títulos. O jogo será neste domingo (30/6), às 1h, no Estádio Freshwater, e terá transmissão gratuita do Fifa+.

Quem é Juliano Schmeling?

Nascido no Rio Grande do Sul, Juliano iniciou a carreira de treinador no futsal. Em 2003, com apenas 23 anos, assumiu o cargo de técnico da Associação Atlética Veranópolis, equipe gaúcha onde permaneceu por oito anos, entre 2003 e 2011. Entre 2004 e 2011, ele também treinou o time de futsal do Veranópolis Esporte Clube Recreativo e Cultural.

Em 2014, aos 34 anos, Schmeling se credenciou pela Fifa como treinador de futsal e, no mesmo ano, assumiu como Diretor Técnico da Gold Academy, em Queensland, Austrália. Era a primeira experiência profissional dele na Oceania, continente onde trabalha há uma década.

No ano seguinte, o brasileiro assumiu o cargo de técnico da Seleção de futsal das Ilhas Salomão, onde permaneceu até 2016, e do Marist FC, time localizado no país que foi treinado por ele até o final de 2017.

No ano seguinte, Juliano tornou-se treinador da Kiwi Gold Academy, academia que atua na Nova Zelândia. Ele ocupa a função até hoje.

Em 2021, Schmeling tornou-se consultor de futsal na Confederação de Futebol da Oceania.

A primeira experiência registrada do técnico brasileiro no futebol de campo foi em 2023, quando assumiu como técnico do Palmerston North Marist, time amador da Nova Zelândia. Lá, Juliano permaneceu até junho de 2024, quando assumiu a Seleção de Vanuatu para a disputa da Copa das Nações da Oceania. Em menos de um mês por lá, o gaúcho já fez história, e agora busca o inédito título da competição.

A campanha já é a melhor da equipe vanuatuense na história do torneio. Antes, a melhor colocação alcançada havia sido o quarto lugar – em 1973, 2000, 2002 e 2008.

Fonte

Compartilhe essa notícia
URL compartilhável
NOTÍCIA ANTERIOR

Luciano Huck comemora conquista de Benício Huck aos 16 anos: ‘Valeu o esforço e a dedicação’

PRÓXIMA NOTÍCIA

Receita restitui R$ 8,5 bilhões a 5,75 milhões de contribuintes hoje

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia a seguir
0
Compartilhar