A Sky surpreende assinantes ao anunciar o fim dos queridos Tooncast e TCM até 2024
Os amantes de desenhos animados e clássicos do cinema precisam se preparar para uma mudança dramática. Ontem (29/11), a operadora de TV A Cabo Sky enviou ondas de choque aos seus assinantes, anunciando que os canais Tooncast e TCM serão retirados de seu serviço até o final do próximo ano, uma notícia que ecoa os desaparecimentos recentes de Boomerang, TBS e TruTV.
A decisão parece ser uma antecipação estratégica da Sky, que não renovou o contrato com a Warner Bros. Discovery (WBD), levando a uma desconexão programada a partir de 31 de dezembro de 2024. Em uma declaração, a WBD confirmou que esses canais serão “desconectados” no próximo ano, alimentando especulações sobre os motivos por trás dessa reestruturação.
A incerteza paira sobre se a WBD planeja lançar novos canais em substituição ao Tooncast e TCM ou se esta é uma jogada para reduzir sua presença na TV paga. Esse movimento se encaixa na tendência recente da WBD de se livrar de canais considerados “abandonados” para dar espaço a sinais mais alinhados aos interesses atuais do público.
Novidades no Tooncast
O Tooncast, com 15 anos no ar, permaneceu praticamente inalterado desde seu lançamento, mas recentes esforços para diversificar a programação foram observados. Em janeiro, o canal estreará “O Que há de Novo, Scooby-Doo?“, prometendo uma virada nostálgica para os fãs.
Já o TCM, com uma presença marcante na América Latina desde 2004, passou por mudanças em sua abordagem programática em abril de 2022. Mesmo mantendo sua identidade visual, o canal abandonou séries e filmes fora de sua temática original. Nos Estados Unidos, o TCM é um dos 30 principais canais a cabo, passando por um rebranding significativo no último ano.
A notícia se espalhou para além da Sky, com a DIRECTV notificando assinantes sobre a saída do TCM de sua programação em fevereiro de 2024, juntamente com o HTV e o Glitz*. Estes são outros “canais abandonados” da WBD na América Latina, e a incerteza reina sobre o destino deles.
Este é um alerta para os aficionados por TV: preparem-se para dizer adeus a Tooncast e TCM. A revolução na programação está em andamento, e os fãs terão que se adaptar a uma nova era na paisagem televisiva.