Android 13 conquista o topo das preferências dos usuários: Crescimento em destaque
De antemão o Android tem a fama de ser um sistema operacional fragmentado, já que está presente em bilhões de celulares e tablets de diferentes marcas em todo o mundo.
Contudo, a dificuldade no controle de atualizações e, por vezes, uma possível falta de compromisso das fabricantes, faz com que não seja raro que novas versões demorem para se popularizar.
Por outro lado, o cenário parece estar mudando, e a adoção das versões mais recentes do sistema operacional mais popular do mundo parece estar crescendo rapidamente.
De acordo com dados do Google, o Android 13 está instalado em 22,4% dos dispositivos ativos que executam o sistema do Google.
Portanto sugerindo um aumento de 7,4% em apenas cinco meses.
Real Madrid firmando o futuro: novo contrato com Vinicius Junior e multa bilionária
Android 11
Curiosamente, a segunda versão mais utilizada do sistema operacional é o Android 11, com uma quota de 21,6%.
Contudo essa versão é seguida pelo Android 10, e somente então, em quarto lugar, o Android 12 está presente com apenas 15,8% de participação de mercado.
Esses dados são referentes ao dia 1º de outubro de 2023, antes do lançamento do Android 14. Isso significa que os dados do Google ainda não incluem a versão estável mais recente do sistema.
No entanto, caso siga a rápida adoção do Android 13, é possível que a atual geração do software conquiste boa popularidade em seu primeiro ano de lançamento.
Versões Android
Aqui está a distribuição atual das versões do Android, excluindo o Android 14 e edições mais antigas que o Android 5.0 Lollipop, que respondem por menos de 1% dos dispositivos:
- Android 13: 22,4%
- Android 11: 21,6%
- Android 10: 16,1%
- Android 12: 15,8%
- Android 9 Pie: 10,5%
- Android 8.0 Oreo: 7,3%
- Android 7.0 Nougat: 2,6%
- Android 6.0 Marshmallow: 1,9%
- Android 5.0 Lollipop: 1,4%
Analisando as estatísticas anteriores, é possível concluir que o Android 13 apresentou um desempenho de adoção muito maior do que seus antecessores.
Para comparação, o Android 8.0 Oreo alcançou cerca de apenas 14% dos dispositivos em seu primeiro ano de disponibilidade.
Hoje, essa versão ainda responde por 7,3% dos aparelhos ativos.
Em suma a Samsung é a primeira fabricante de celulares (desconsiderando o Google) a disponibilizar a versão estável do Android 14.
Junto à interface One UI 6.0, a nova versão do sistema operacional foi liberada na manhã desta segunda-feira (30) para usuários das versões europeias do Galaxy S23, Galaxy S23 Plus e Galaxy S23 Ultra.