+55 79 98141-6350

Tem alguma pergunta, comentário ou preocupação? Nossa equipe dedicada de especialistas está pronta para ouvir e ajudar você. Entre em contato conosco através de nossas redes sociais, telefone ou whatsapp

Estresse: Pior inimigo da Saúde? Descubra como o estresse afeta nosso corpo

Estresse: Descubra como o mesmo afeta nosso corpo

Estresse pode ser o seu pior vilão. Há até uma crença comum de que pode levar à morte, embora o estresse por si só não seja fatal; entretanto, seus impactos negativos podem prejudicar significativamente nossa qualidade de vida.

Estresse
Descubras o efeitos negativos do excesso em nosso corpo/Foto; Reprodução.

Em outras palavras, as condições de saúde decorrentes do estresse podem, se não tratadas a tempo, ter consequências graves, inclusive fatais.

Embora a maioria de nós seja capaz de identificar os efeitos em nosso corpo, ainda não compreendemos completamente a origem desses sintomas e os processos internos desencadeados durante momentos de estresse.

Simplificando, quando enfrentamos uma situação ameaçadora, nosso cérebro entra em um estado de alerta e emite comandos para a liberação de hormônios em nosso corpo.

Vale ressaltar que essa resposta desencadeia um desequilíbrio interno que, se persistir, pode ter efeitos duradouros.

Porque o estresse faz mal?

Em suma é uma resposta natural do corpo a situações desafiadoras e ameaçadoras, em outras palavras, conhecida como a resposta de “luta ou fuga”. No entanto, quando o mesmo se torna crônico e não é gerenciado adequadamente, ele pode causar uma série de problemas de saúde.

Concurso MMA: Edital é liberado com 98 vagas; Salários até R$9,4 mil

Aqui estão algumas das razões pelas quais o estresse excessivo é prejudicial:

  • Sobrecarga de Hormônios do Estresse: Em situações de estresse, o corpo libera hormônios, como o cortisol e a adrenalina, para se preparar para a ação. Quando o estresse é crônico, esses hormônios são continuamente liberados, o que pode ter efeitos adversos na saúde, incluindo pressão alta, supressão do sistema imunológico e desequilíbrios hormonais.
  • Problemas Cardiovasculares: De forma crônica ele está associado a um maior risco de doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial, doença coronariana e acidente vascular cerebral. Isso ocorre devido ao aumento da pressão sanguínea, à inflamação e à ativação de respostas inflamatórias no corpo.
  • Impacto na Saúde Mental: Sobretudo o estresse crônico pode contribuir para problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão. O impacto emocional do estresse excessivo pode ser esmagador e prejudicar a qualidade de vida.
  • Distúrbios do Sono: O mesmo pode interferir no sono, levando a insônia e outros distúrbios do sono. A falta de sono adequado pode agravar outros problemas de saúde.
  • Problemas Gastrointestinais: O estresse crônico pode afetar o sistema gastrointestinal, levando a distúrbios como síndrome do intestino irritável (SII) e úlceras.
  • Supressão do Sistema Imunológico: Prolongado pode enfraquecer o sistema imunológico, tornando o corpo mais suscetível a infecções e doenças.
  • Impacto no Comportamento: Em muitos casos, o estresse excessivo pode levar a comportamentos prejudiciais à saúde, como uso excessivo de álcool, tabagismo ou consumo excessivo de alimentos não saudáveis.
  • Deterioração da Qualidade de Vida: Por fim esse sentimento crônico pode prejudicar a qualidade de vida, afetando o desempenho no trabalho, os relacionamentos pessoais e a satisfação geral.

Como diminuir?

Por fim, para aliviar o mesmo, adote estratégias como exercícios, meditação, respiração profunda, sono adequado, apoio social e limites saudáveis. Desde já, identifique e reduza fontes de estresse, pratique o autocuidado e encontre tempo para atividades que tragam alegria e relaxamento.

Acima de tudo, não pare por aqui! Continuamos a trazer notícias frescas em uma variedade de categorias. Quer mais? Clique em nosso menu ou role para descobrir mais conteúdo interessante. Mantenha-se atualizado com informações que importam. Explore e desfrute!

Compartilhe essa notícia
URL compartilhável
NOTÍCIA ANTERIOR

Concurso MMA: Edital é liberado com 98 vagas; Salários até R$9,4 mil

PRÓXIMA NOTÍCIA

Como reduzir a conta de água?; Dica simples e eficaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia a seguir
0
Compartilhar