INSS: 1,6 milhão de pessoas aguardam análise de pedidos negados
INSS atrasa análises e fila de pessoas que aguardam pedidos negados ultrapassa 1,6 milhão de pessoas.
Com frequência, as negativas ocorrem devido a erros triviais no preenchimento de dados. Além disso, a judicialização também está em crescimento e já representa 16% do total de solicitações de benefícios concedidos.
Entre agosto e setembro, 41.871 processos deixaram a fila do INSS, reduzindo o estoque de pedidos para 1,63 milhão.
No entanto, outra lista de espera, que é praticamente invisível, continua a crescer: a lista de recursos, na qual os trabalhadores recorrem administrativamente da decisão de negar o benefício.
Bolsa Família: confira calendário, quem tem direito e valor pago
De acordo com dados do órgão, 1,65 milhão de trabalhadores estão nesta fila, em comparação a 1 milhão em maio.
Quando um trabalhador solicita um benefício ao INSS, entra na fila inicial. Se o pedido é negado, ele pode solicitar uma revisão da decisão.
Se a negativa persiste, pode recorrer ao Conselho da Previdência. No entanto, a fila de recursos aumentou este ano, apesar das promessas de agilizar as análises de benefícios. São 1,65 milhão de processos na fila de recursos, incluindo aqueles já no Conselho e os ainda em processamento.
Fila da Fila!
Somando as duas filas – pedidos iniciais de benefícios e recursos – há 3,28 milhões de pessoas aguardando uma resposta da Previdência Social.
Esses processos envolvem aposentadorias, Benefício de Prestação Continuada (BPC), salário-maternidade, pensão por morte, auxílio-reclusão, auxílio-doença e auxílio-acidente.
Em suma, se considerarmos todos os processos abertos no INSS, como certidões de tempo de serviço, atualizações de cadastro, ajustes de guias, demandas judiciais e outros, a fila chega a quase 7 milhões.
Por fim o INSS informou que o órgão e o Ministério da Previdência têm adotado várias medidas para diminuir a fila de solicitações, incluindo a realização de mutirões, substituição de perícias médicas presenciais por análise documental, simplificação do uso do Meu INSS, busca ativa por segurados que aguardam perícias médicas e recebimento de documentos médicos sem a necessidade de agendamento.